Professora Adriana Gava Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

Adriana Gava é Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre em Genética e Biologia Molecular (1996) e Doutora em Ciências (2001), todos os graus obtidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora associada no Instituto de Ciências Biológicas - Universidade Federal do Rio Grande (FURG). De 2005 a 2007 atuou como Coordenadora da Comissão de Curso do Mestrado em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais-FURG sendo, desde 2005, docente desse programa (Mestrado e Doutorado). Possui experiência na área de genética, com ênfase em citogenética, e tem atuado principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, planície costeira, citogenética de vertebrados, marcadores moleculares e biologia populacional. Atua como professora das disciplinas de Evolução e Biologia Molecular nos Cursos de Ciência Biológicas, Bacharelado e Licenciatura. Atualmente está interessada nos processos de divergência morfológica adaptativa experimentada pelos organismos dos diferentes ambientes aquáticos da planície costeira.

 

 

 


Grupo de Pesquisa em Ecotoxocologia Aplicada a Organismos Aquáticos Profa. Camila M. G. Martins Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas e de Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

Professora Dr.ª Camila De Martinez Gaspar Martins. A professora Camila De Martinez Gaspar Martins possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Atualmente é professora associada do Instituto de Ciências Biológicas da FURG, além de fazer parte do quadro de docentes permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas e em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais, ambos da FURG. Tem experiência na área de Fisiologia e Toxicologia, realizando estudos e pesquisas nos seguintes temas: adaptações fisiológicas à estressores ambientais, efeitos tóxicos de metais, pesticidas e contaminantes emergentes em organismos aquáticos, e monitoramento ambiental.

 

 

 


Professora Dr.ª Carla Amorim Neves Gonçalves Curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas e de Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

Professora Dr.ª Carla Amorim Neves Gonçalves. Matéria Fisiologia. Doutorado em Ciências – Zoologia pela (UFPR 2003). Mestre em Oceanografia Biológica (FURG 1997). Licenciada em Ciências Habilitação Biologia (FURG 1995). Experiência administrativa em Coordenações de Cursos (Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Ciências Biológicas Licenciatura), coordenação institucional de Projetos de Formação de Professores, e atualmente na Diretoria de Extensão da PROEXC/FURG. Experiência docente em Fisiologia Humana e Animal, e Bioterismo na graduação e pós-graduação em Fisiologia Animal Comparada. Experiência em pesquisa em Fisiologia Cardiovascular e Fisiologia do Exercício. Temáticas: Efeitos fisiológicos do exercício e de produtos naturais sobre o sistema cardiovascular em ratos e peixes; e Ação de produtos naturais e novas drogas sintéticas sobre o sistema cardiovascular de ratos, e sobre a cultura de células cardíacas, com foco na atenuação dos danos cardíacos pós infarto. Experiência em Extensão na coordenação de projetos nas áreas de Saúde, Meio Ambiente, Educação e Cultura. Chama atenção ao projeto “Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas da FURG”, que salvaguarda a história destas ciências e dos patrimônios acumulados em Ciência e Tecnologia, por meio da Museologia, Expografia, Desenvolvimento de Websites e Oficinas de Educação Patrimonial em todos os níveis de ensino (superior, médio e fundamental). http://www.muvie.furg.br.

 

 

 


Prof.ª Dr.ª Carolina Rosa Gioda Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas e de Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) e mestrado em Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorado em Ciências com área de concentração em Fisiologia e Pós - Doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área Fisiologia, Bioquímica e Biologia molecular com ênfase nas áreas de fisiologia cardiovascular, estresse oxidativo e enzimologia. Atualmente é Prof.ª Adjunta no ICB – FURG, ministrando aulas nos cursos de Ciências Biológicas Bacharelado e Medicina e atuando como docente e pesquisadora no Programa de Pós- Graduação em Ciências Fisiológicas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A principal linha de pesquisa do grupo tem como foco principal estudar as alterações bioquímicas e fisiológicas no coração de mamíferos (ratos e camundongos) verificando os efeitos toxicológicos de diferentes compostos em coração isolado, in vivo e in vitro. Alterações em processos naturais como o envelhecimento também são um dos focos de nossa linha de pesquisa.

 

 

 


Prof. Dr. Daniel Loebman Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

Doutor em Ciências Biológicas (Zoologia). Atualmente sou Professor Adjunto 3 na FURG e Diretor do Instituto de Ciências Biológicas. Leciono no curso de graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) as disciplinas de Zoologia dos Cordados, Diversidade Animal IV e Comportamento Animal. Na pós-graduação estou vinculado ao quadro de pesquisadores permanentes dos Programas de Pós-graduação em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais da FURG e Biologia Animal da UFPel, atuando como orientador, nível mestrado e doutorado. Sou responsável pelo laboratório de Vertebrados da FURG e pelo laboratório de Necropsia do ICB. Sou curador das coleções: Coleção Herpetológica da FURG e Coleção de Referencia de Peixes da FURG. Atuo como revisor de periódicos científicos do Brasil e do exterior. Sou um dos fundadores do periódico Pan-American Journal of Aquatic Sciences e fui editor chefe do periódico Check List Journal (2007-2009). Possuo mais de 90 artigos publicados, além sete capítulos de livros e cinco livros. Minhas linhas de pesquisa principais são nas áreas de taxonomia, ecologia, história natural e biogeografia de peixes, anfíbios e répteis.

 

 

 


Prof.ª Dr.ª Daza de Moraes Vaz Batista Filgueira Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas e de Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2003), mestrado em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada (2006) e doutorado em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande (2010). Realizou pós-doutorado pela mesma Instituição (2011-2012), onde atuou como responsável pela realização de cursos de extensão em Fisiologia e Promoção da Saúde, Radiações Solares e Toxicologia Ambiental. Atualmente é professor adjunto III da FURG. Participa da organização e execução de Cursos de Férias em Radiações Solares, realizados para professores, alunos da rede pública de ensino, e alunos do ensino superior promovidos pelo Grupo de Estudos em Estratégias de Educação para a Promoção da Saúde (GEEPS-FURG), que é vinculado a Rede Novos Talentos. Atuou como coordenadora do Subprojeto Biologia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e coordena o projeto de ensino BioLic em ação. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Biofísica das Radiações e Fisiologia Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: radiação ultravioleta, radiação infravermelha e suas interações, em diferentes modelos biológicos (linhagens celulares e organismos).

 

 

 


Prof. Dr. Duane Fonseca Curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas e de Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

O Prof. Duane Fonseca é Licenciado em Ciências Biológicas, com doutorado na University of Leicester (Reino Unido) e dois pós-doutorados no exterior (Reino Unido e Canadá). Trabalha com fisiologia animal (crustáceos e insetos), especificamente com envelhecimento fisiológico, ritmos de atividade e fatores influenciando a taxa metabólica. É o responsável pelo Biotério de Invertebrados Terrestres, onde são cultivados espécies de grilos, gafanhotos e moscas-das-frutas. É professor nos cursos de Ciências Biológicas (Fisiologia Animal Comparada) e Tecnólogo em Toxicologia Ambiental (Sistemas Biológicos e Bioética) e é membro do colegiado das disciplinas de Trabalho de Graduação (Ciências Biológicas e Toxicologia).

 

 

 

 


Professora Dr.ª Emanuela Garbin Martinazzo, ICB/Matéria Botânica Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas e de Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

Professora Dr.ª Emanuela Garbin Martinazzo. Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Mestrado em Agronomia / Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Lavras, MG. Doutorado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Pelotas, RS. Ministra disciplinas para os cursos de Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura, Toxicologia Ambiental e Oceanologia. Atualmente é coordenadora do curso de Ciências Biológicas Licenciatura. Desenvolve pesquisas nas áreas de ecofisiologia vegetal, metabolismo fotossintético e fisiologia de sementes.

 

 

 


Matéria Fisiologia,
Prof. Fábio Everton Maciel
Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas e de Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

O docente Fábio Everton Maciel é professor efetivo do ICB desde 2011 atuando nos cursos de Ciências Biológicas Bacharelado e Tecnologia em Toxicologia Ambiental nas disciplinas de Introdução a Fisiologia Humana, Fisiologia Animal Comparada e Sistemas Biológicos. Também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas do ICB, atuando principalmente na linha de pesquisa Adaptações dos animais a variações ambientais. Mais especificamente, o docente tem como foco (juntamente com outros docentes: Prof. Luiz Nery, Prof. Duane Fonseca e Prof. Marcelo Vargas) identificar as estratégias que os organismos aquáticos, principalmente crustáceos, utilizam para enfrentar situações de hipóxia (redução na quantidade de oxigênio) e alta temperatura. Adicionalmente, o Prof. Fábio também analisa os efeitos da radiação Ultravioleta em crustáceos (em parceria com o Prof. Marcelo Alves Vargas) e também pesquisa as alterações metabólicas em insetos em função da temperatura e fotoperíodo (em parceria com o Prof. Duane Barros da Fonseca). Os principais modelos animais utilizados nas pesquisas são o caranguejo Neohelice granulata e o grilo Gryllus assimilis.

 

 

 

 


Professor Flavio Rodrigues
Laboratório de Ensaios Farmacológico e Toxicológicos – LEFT
Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas e de Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

O Professor Flavio Manoel Rodrigues da Silva Júnior possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, com estágio doutoral na Universidade de Lisboa, Portugal. Atua em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Toxicologia e Saúde Ambiental, com destaque para as seguintes temáticas dos projetos em andamento: “Pesticidas e biopesticidas – uso e efeitos percebidos”, “Saúde Ambiental em áreas influenciadas por carvão mineral e outros rejeitos de mineração”, “Investigação toxicológica de fármacos e outros químicos em modelos animais e vegetais”, Desenvolvimento e Validação de Métodos para Detecção de Drogas em Amostras Biológicas” e “Efeitos do Crack e outras drogas na saúde infantil e na população jovem”. As pesquisas são realizadas em diferentes locais na Universidade (Laboratório de Ensaios Farmacológicos e Toxicológicos – LEFT e Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr) e em saídas de campo para diferentes sítios na metade Sul do RS.

 

 

 

 


Professor Associado Dr. José Maria Monserrat Cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas e de Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

Formado com honras em Ciências Biológicas pela Universidade de Buenos Aires, Argentina em 1988. Fez mestrado em Bioestatística, pela mesma Universidade, tendo defendido a tese em 1993. Concluiu o doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG em 1997. Em 2013 concluiu pós-doutorado em Metabolômica no National Institute of Standards and Technology (NIST) em Charleston, Estados Unidos. Publicou 161 artigos em periódicos especializados e 8 capítulos de livros na área de Estresse Oxidativo em Organismos Aquáticos, Quimioprevenção de Compostos Tóxicos e Nanotoxicologia (3009 citações, base de dados: SCOPUS). Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, lotado no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Professor permanente nos programas de pós-graduação de Aquicultura e de Ciências Fisiológicas. É avaliador de projetos científicos submetidos a agencias nacionais e estrangeiras e revisor científico em mais de 50 revistas internacionais e membro do corpo editorial das revistas Acta Toxicológica Argentina e Chemistry and Ecology.

 

 

 


Profa. Dra. Juliana Zomer Sandrini Curso de Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), mestrado (2005) e doutorado (2008) em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tem experiência na área de Fisiologia Animal, com ênfase em Toxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biomarcadores de poluição, toxicologia ambiental, monitoramento ambiental, biologia molecular. Coordena o grupo de pesquisa Fisiotox, que tem foco na avaliação dos efeitos de diferentes poluentes ambientais sobre a fisiologia dos organismos. São utilizados diferentes modelos animais, como moluscos, insetos e peixes, para o estudo dos mecanismos de ação de diferentes grupos de agentes tóxicos, como pesticidas, compostos anti-incrustantes e metais. O grupo de pesquisa utiliza tanto modelos in vivo quanto também in vitro (cultura de células).

 

Principais modelos de estudo utilizados:

Mexilhões Perna perna

 

 

Peixes Danio rerio

 

Algumas imagens de pesquisas realizadas:

Cultura de células

 

 

Determinação de danos em biomoléculas

 

Ensaios de atividade enzimática

Técnicas de Biologia Molecular

 

 

 


Professor Luis Fernando Marins Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas e de Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

O Professor Luis Fernando Marins é oceanólogo com mestrado e doutorado em Oceanografia Biológica pela FURG. É docente da FURG desde 2003, atuando nos cursos de graduação em Oceanologia, Tecnologia em Toxicologia Ambiental e Engenharia Bioquímica. Na pós-graduação atua nos Programas de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas e Aquacultura, ambos da FURG. Suas linhas de pesquisa envolvem Engenharia Genética com aplicações biotecnológicas na produção de modelos de peixes transgênicos para o crescimento, probióticos geneticamente modificados para a resistência à doenças e nutrição de camarões e peixes cultivados, e microrganismos fotossintetizantes como biorreatores de enzimas recombinantes aplicadas à produção de biocombustíveis.

 

 

 

 


Professor Dr. Luiz Eduardo Maia Nery Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas e de Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

Possui graduação em Oceanologia pela FURG (1987), mestrado em Oceanografia Biológica pela FURG (1990) e doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela USP (1999). Atualmente é professor titular do ICB/FURG. Na graduação ministra as disciplinas de Fisiologia Animal Comparada para os cursos de Ciências Biológicas e de Metodologia Científica para Toxicologia Ambiental. Tem experiência de pesquisa nas áreas de Fisiologia Animal Comparada, desenvolvendo atualmente projetos nos seguintes temas: 1-Adaptações fisiológicas de animais estuarinos principalmente a situações de hipóxia e hipertermia; e 2-Efeitos de poluentes aquáticos, principalmente de contaminantes de origem de produtos de higiene pessoal e medicamentos, em peixes

 

 

 


Prof. Dr. Marcelo Vargas Curso de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado – ICB - FURG

 

O professor Marcelo Vargas é Biólogo (Licenciado e Bacharel) graduado pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG e mestre em Ciências Fisiológicas pelo programa de pós-graduação em Ciências Fisiológicas da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e também é doutor em Ciências Morfológicas pelo programa de pós-graduação em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Atualmente é professor das disciplinas de Biologia Celular, Embriologia e Histologia e tem como linha de pesquisa os efeitos da radiação ultravioleta no sistema visual de crustáceos e também os efeitos da ação fotodinâmica da radiação ultravioleta nos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em crustáceos.

 

 

 


Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Oddone Cursos de Ciências Biológicas Bacharelado, Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Medicina, Educação Física o Oceanologia. Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Pesquisa em Chondrichthyes (tubarões, raias e quimeras)

 

Graduada em Ciências Biológicas Bacharelado (UdelaR, Montevidéu). Possui Mestrado em Oceanografia Biológica pela FURG e Doutorado em Ciências Biológicas pela UNESP. Atualmente é docente e pesquisadora no ICB-FURG (Morfologia). Em relação à área de Ensino, ministra aulas nos cursos de Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado (Embriologia), Medicina (Concepção e Gestação 1), Tecnologia em Toxicologia Ambiental (Biologia Celular), Educação Física (Biologia) e Oceanologia (Ictiologia, como colaboradora). Em relação à pesquisa, atua na área de Biologia do Desenvolvimento (Embriologia), Biologia da Reprodução, Taxonomia, Filogenia e Pesca e Conservação de Chondrichthyes (tubarões, raias e quimeras). Na área da Extensão, coordena o Projeto “Tubarões de Mochila”, direcionado a crianças da Educação Inicial das escolas da cidade do Rio Grande. Ainda, em relação à Extensão, colabora com o Comando Ambiental da Policia Militar na produção de laudos de identificação de espécies de condrictes ameaças de extinção provenientes de apreensão. É docente colaboradora no programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica da FURG e pesquisadora associada no PEDECIBA (Uruguai). Em 2012 ingressou no SNI (Sistema Nacional de Investigadores, Uruguai), na área de Ciências Naturais e Exatas/Ciências Biológicas, pertencendo atualmente à categoria Nível I/Investigador Associado. É membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado da FURG.

 

 

 


Prof.ª Dr.ª Marta Marques de Souza Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas e de Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

Graduada em Ciências Biológicas (Biologia Marinha) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado (1991) e doutorado (1995) em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo, Pós-Doc pela Duke University (1997) e pela Furg (2007). Ministra aulas para os Cursos de Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas e Tecnologia em Toxicologia Ambiental. Atua nos Cursos de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas e Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais. Faz parte do Núcleo de Produção de Material Educacional e Divulgação Científica em BiologiaNUMEB. Tem experiência na área de Ecofisiologia Animal, Toxicologia Aquática e Toxicologia in vitro, atuando na investigação de Respostas de Organismos Aquáticos a variáveis ambientais, especialmente as oscilações osmóticas e iônicas, naturais do ambiente estuarino e região entre-marés, assim como sua associação (ou não) com contaminação do ambiente aquático.

martasouza@furg.br

 

 

 

 


Prof. Titular Pablo Elías Martínez Cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas e de Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

Possui graduação em Medicina Veterinária - Universidad Nacional Del Nordeste (UNNE) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor Titular do ICB - FURG. É docente nos cursos de graduação Bacharelado em Ciências Biológicas (Coordenador), Tecnologia em Toxicologia Ambiental e Medicina e no Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas. Tem experiência na área de Fisiologia, Endocrinologia Animal Comparada e Disruptores endócrinos, atuando principalmente nos seguintes temas: hormônios esteróides, receptores nucleares, efeitos de alterações induzidas por disruptores endócrinos, especialmente Bisfenol A (BPA) e mudanças epigenéticas, em vertebrados e invertebrados. Coordena um projeto de extensão que leva informação às escolas de ensino Fundamental e Médio sobre os problema que podem acarretar à saúde a lixiviação de alguns químicos presentes nos plásticos, com ênfase no BPA.

 

 

 


Professor Associado Robert Boyle Curso de Tecnologia em Toxicologia Ambiental e Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

Possui graduação em Ciência Aplicada a Biotecnologia - Alamance Community College E.U.A. (1992), graduação em Biologia - East Carolina University E.U.A. (1993) e doutorado em Biologia Comparada pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Associado do Instituto de Ciências Biológicas de Universidade Federal do Rio Grande (FURG) desde 2009. Atualmente membro do comitê científico do Centro de Microscopia Eletrônica do Sul (CEME-Sul) e Vice-Coordenador de Toxicologia. Tem experiência na área de Biologia Celular e Biofísica Celular com ênfase em transporte intracelular, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura celular, regulação de volume celular, células pigmentadas, proteínas motoras, fisiologia de crustáceos e atividades neurotóxicos e apoptóticos dos polipeptídios de anêmonas. Ministro disciplinas para turmas de Bacharel em Ciências Biológicas (Biofísica Geral) e Tecnologia em Toxicologia Ambiental (Cultura de Células e Tecidos Animais).

 


B. cangicum

 

 

 


Matéria Botânica Curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas e de Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

A matéria Botânica do Instituto de Ciências Biológicas da FURG é atualmente representada pela professora Sônia Marisa Hefler. A Botânica conta, no momento, com cinco professores: Prof.ª Emanuela Garbin Martinazzo, Prof.ª Ioni Gonçalves Colares, Prof. Ubiratã Soares Jacobi, Prof.ª Sônia Marisa Hefler e Prof.ª Paula Santos da Silva. As professoras Emanuela e Ioni desenvolvem suas pesquisas na linha de Fisiologia Vegetal, abordando temas como ecofisiologia vegetal, alelopatia, metabolismo fotossintético e fisiologia de sementes. O professor Ubiratã desenvolve atividades na área de Ecologia Vegetal, trabalhando com alelopatia, fitossociologia, florística, agroecologia, manejo e restauração ambiental. A professora Sônia tem experiência em Taxonomia de Fanerógamas, atuando nos temas de florística, macrófitas aquáticas, vegetação herbácea e etnobotânica. A professora Paula atua na área de Micologia, desenvolvendo trabalhos com taxonomia de macrofungos. A Botânica ainda conta com três técnicos administrativos de ensino, que auxiliam no preparo das aulas e demais atividades de pesquisa, e três laboratórios de pesquisa, o Laboratório de Fisiologia Vegetal, o Laboratório de Florística e o Laboratório de Criptógamas, além do herbário, que contém uma coleção de plantas com cerca de 7.000 exemplares para fins didáticos e de pesquisa. A Botânica também está vinculada à especialização em Diversidade Vegetal e ao PPGBAC.

 

 

 


Grupo de Pesquisa EAOx
Coordenador: Prof. José M. Monserrat
Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas e de Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

O grupo de pesquisa EAOx atua na área de compostos antioxidantes e agentes quimioprotetores, avaliando seus efeitos em organismos aquáticos e no verme Caenorhabditis elegans. As principais linhas de pesquisa incluem o uso de frutos amazônicos (açaí, Euterpe olaracea e o buriti Mauritia flexuosa) como suplementos na ração de organismos aquáticos, possibilitando uma maior resiliência deste frente a diferentes agentes estressores, incluindo compostos tóxicos. O grupo tem também forte ação na área de nanotoxicologia, visando elucidar mecanismos de toxicidade de nanomateriais tanto orgânicos quanto inorgânicos. A forte colaboração com outros grupos de pesquisa da FURG (EQA e C3) tem possibilitado também o uso de extratos com propriedades antioxidantes na síntese de nanopartículas de prata e a avaliação in silico de nanomateriais com diferentes proteínas, como estratégia de “screening” toxicológico.

 

 

 


Laboratório de Biologia de Parasitos de Organismos Aquáticos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas Tecnologia em Toxicologia Ambiental Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

O Laboratório de Biologia de Parasitos de Organismos Aquáticos (LABIPOA) foi criado em 1982 e é reconhecido pela FURG desde 1989. O LABIPOA tem como objetivo promover e difundir, sob todos os aspectos, o conhecimento sobre os parasitos, direta ou indiretamente associados aos organismos aquáticos, com ênfase em peixes, especialmente da região Sul do Estado do Rio Grande do Sul. No contexto da FURG, que está comprometida com o ensino pesquisa e extensão e voltada para o ecossistema costeiro, o LABIPOA estende a formação e a pesquisa na área de parasitologia de organismos aquáticos aos alunos de graduação e pós-graduação, desta e de outras instituições. Como conseqüência o LABIPOA participa na produção de artigos científicos e de divulgação, monografias de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado. O LABIPOA desenvolve atividades em colaboração com laboratórios e outros setores da própria FURG e de outras instituições como a UFBA, UFPB, UFPel, UFPR e UFSC. No LABIPOA alunos de graduação e de pós-graduação realizam trabalho de campo e laboratoriais, dos quais podem descrever novas espécies, e ultimamente, têm sido propostos estudos sobre as relações ecológicas, filogenéticas e co-evolutivas de grupos parasitos de diversos hospedeiros.

 

Prof. Rogério T. Vianna

Integrantes e amigos do LABIPOA

Nova espécie de
Gyrodactylus sp.
descoberta em 2017

 

 

 


Laboratório de Entomologia, Sistemática e Biogeografia Curso de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

O Laboratório de Entomologia, Sistemática e Biogeografia – LESB/FURG foi criado em 2014 pelo Prof. Augusto Ferrari com o objetivo desenvolver estudos com insetos, especialmente da ordem Hemíptera, que inclui os fede-fede, marias-fedidas, e percevejos em geral, e estudo da biogeografia da região neotropical. O laboratório conta com uma coleção entomológica, composta por mais de 5000 espécimes montados em alfinete, além de uma coleção didática que atende as disciplinas da graduação. Entre as principais linhas de investigação do laboratório estão: 1) descrição da diversidade biológica através de trabalhos de sistemática e morfologia, com emprego de abordagens integrativas; 2) reconstruções filogenéticas com base em dados morfológicos e moleculares; 3) estudo dos padrões de distribuição espacial dos organismos e padrões históricos de relacionamento das áreas com base em artrópodes, abordando a evolução das áreas de ocorrência táxons ao longo do tempo. No contexto da FURG, o LESB está comprometido com o ensino e pesquisa, contando com projetos relativos aos ecossistemas costeiros, dando suporte a alunos de graduação, no desenvolvimento de trabalhos de Iniciação Cientifica e Trabalho de Conclusão de Curso, além de dar suporte para alunos de pós-graduação desta instituição e de alunos provenientes do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da UFRGS, no qual o professor Augusto é credenciado.

 

 

 

 


 

Laboratório de Fluxometria. Laboratório destinado a diversos métodos de estudos da fisiologia animal. Deste laboratório atuam como responsáveis a Professora Dra Carla Gonçalves e o TAE Dr. Márcio Oliveira, desenvolvendo pesquisas de diversos orientadores como a Dr.ª Carolina Gioda, Dr. Elton Colares, Dr. Luiz Eduardo Maia Nery, Dr. Antonio Sergio Varela, Dra Micheli Castro, entre outros pesquisadores do ICB e de outras unidades. Está disponível neste laboratório um Fluxômetro Doppler Pulsátil que analisa o fluxo de sangue/hemolinfa em vasos de pequenos invertebrados; Pletismógrafo de cauda que verifica a Frequência Cardíaca e Pressão Sanguínea Arterial de Ratos; Sistema de Langherdorff que serve para o estudo do funcionamento do coração de pequenos vertebrados ex situ (função extracorpórea), tanques de treinamento de natação para pequenos vertebrados (ratos e camundongos) e túnel de natação para treinamento de peixes (zebra fish).

 

 

 


Laboratório de Nanotecnologia
Responsável: Profa. Dra. Cristiana Lima Dora
Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas e de Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

O Laboratório de Nanotecnologia (LABNANO) com característica multiusuário, está inserido nas dependências do Centro de Microscopia Eletrônica do Sul (CEME-SUL/FURG). Este laboratório tem o objetivo de consolidar e desenvolver a área de nanotecnologia no extremo sul do Brasil, sendo um laboratório para preparo de nanomaterais que conta com a estrutura para CEME-SUL para executar a caracterização dos mesmos. A docente responsável atualmente pelo LabNano é a Profa. Dra. Cristiana Lima Dora. Ela possui graduação em Farmácia pela Universidade Luterana do Brasil (2000), especialização em Biossegurança pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professora da Universidade Federal de Rio Grande na matéria Farmacologia. Atua principalmente no desenvolvimento de micro e nanocarreadores de fármacos e na avaliação da atividade terapêutica das formas farmacêuticas desenvolvidas em cultura de células e em modelos animais.

 

 

 

 


Laboratório de Neurociências Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

O Laboratório de Neurociências (LabNeuro) tem como pesquisadores as professoras Dr.ª Mariana Appel Hort, Dr.ª Ana Paula Horn e Dr. Bruno Dutra Arbo, os quais são docentes do Instituto de Ciências Biológicas. Além disso, a equipe conta com alunos de doutorado e mestrado dos Programas de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas e Pós-graduação em Ciências da Saúde e com alunos de iniciação científica, oriundos de diferentes cursos de graduação da FURG.

 

Neste grupo são desenvolvidas atividades nas seguintes linhas de pesquisa:

  • Investigação de estratégias neuroprotetoras para a hemorragia intracerebral
  • Investigação de compostos com atividade antitumoral em glioblastoma multiforme
  • Neurotoxicologia de nanomateriais
  • Investigação de novas moléculas neuroprotetoras para prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas
  • Avaliação farmacológica e toxicológica pré-clínica de nanocarreadores lipídicos de interesse farmacêutico

 

Além das linhas de pesquisa acima apresentadas, o LabNeuro possui um projeto de extensão intitulado NEUROEDUCA, cujo objetivo principal é a divulgação científica, propiciando à população em geral uma maior aproximação dos conhecimentos da neurociência com as atividades do cotidiano.