O curso superior de TECNOLOGIA EM TOXICOLOGIA AMBIENTAL tem o currículo dividido em cinco Semestres que compõem três Eixos de Formação:

  1. Básico;
  2. Tecnológico;
  3. Complementar.

Os quatro primeiros Semestres do curso compreendem aspectos mais diversos da formação em cada um dos três eixos (Básico, Tecnológico e Complementar). O 5º semestre é destinado às formações tecnológica e complementar do profissional. Por sua vez, o 6º semestre envolve, além de aspectos da formação complementar do profissional, a criação de uma interface das atividades do profissional com a pesquisa, bem como a apresentação deste profissional ao mercado de trabalho, através do Estágio Obrigatório.

 

O Eixo Básico se caracteriza pela formação do profissional nos aspectos referentes ao conhecimento dos contaminantes e dos sistemas biológicos quanto às suas características e modificações/adaptações ao ambiente. Além disso, este Eixo se caracteriza pela formação do profissional com vistas a uma ação ética, crítica e responsável pautada na legislação vigente. As disciplinas do Eixo Básico estão distribuídas nos 5 primeiros semestres, como segue. Química Geral I, Zoologia Geral, Toxicologia Ambiental I, Legislação Aplicada à Toxicologia (1º Semestre), Biologia Celular, Toxicologia Ambiental II (2º Semestre), Sistemas Biológicos, Toxicologia Celular, Anatomo-Fisiologia Vegetal Aplicada a Toxicologia (3º Semestre), Bioética, Toxicologia Sistêmica, Metodologia Científica (4º Semestre), Projetos de Trabalho de Conclusão de Curso (5º Semestre).

O Eixo Tecnológico se caracteriza pela formação do profissional nos aspectos referentes ao conhecimento, desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas laboratoriais e de campo, organização e avaliação de dados e aplicação de modelos em Toxicologia Ambiental. As disciplinas do Eixo Tecnológico são: Técnicas de Laboratório (1º Semestre), Bioterismo, Estatística Aplicada à Toxicologia (2º Semestre), Técnicas em Biologia Molecular (3º Semestre), Cultura de Células e Tecidos Animais, Toxicologia Ambiental III, Bioinformática Aplicada à Toxicologia (4º Semestre), Testes Toxicológicos (5º Semestre), Disciplinas Optativas e Atividades Complementares (do 2º ao 6º Semestre). É importante ressaltar a característica essencialmente prática da disciplina Testes Toxicológicos, onde os alunos recebem conhecimentos teóricos-práticos de ferramentas de testes toxicológicos de Biofísica, Bioquímica, Fisiologia, Farmacologia e Toxicologia.

O Eixo Complementar compreende as atividades que complementam a formação do tecnólogo em Toxicologia Ambiental, visando à criação de uma interface das atividades do profissional tanto com a pesquisa como com o mercado de trabalho. Fazem parte do Eixo Complementar: Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Supervisionado (6º Semestre), Disciplinas Optativas e Atividades Complementares (do 2º ao 6º Semestre).