BIOLOGIA CELULAR


Organização morfofuncional da célula. Núcleo Celular. Moléculas da informação: ácidos nucléicos e proteínas. Dogma central da Biologia molecular. Regulação da expressão gênica. Constituição e função da membrana celular. Transportes de solutos e solventes em membranas biológicas e epitélios. Potencial de membrana e potencial de ação. Efeitos celulares das radiações ionizantes e não ionizantes. Conceitos básicos de Bioquímica Geral. Estrutura e função das proteínas, metabolismo dos aminoácidos, o ciclo da uréia. Química e metabolismo de carboidratos e lipídios. Vias de geração de ATP. Alvos para ação de substâncias: receptores, canais iônicos, enzimas e transportadores.
Professores: Dra. Juliana Zomer Sandrini e Dr. Marcelo Alves Vargas


INTRODUÇÃO À TOXICOLOGIA AMBIENTAL


Conceitos associados à Toxicologia Ambiental. Impacto ambiental e ecotoxicidade. Técnicas de Avaliação Ambiental. Programas de Monitoramento Ambiental. Avaliação Ambiental de Caráter Ecotoxicológico. Monitoramento Físico, Químico e Biológico. Indicadores de Qualidade de Recursos Hídricos: Parâmetros físicos e químicos. Biomonitoramento. Indicadores de Qualidade do Ar. Principais poluentes e efeitos ambientais.
Professora: Dra. Samantha Eslava Martins


TÉCNICAS DE LABORATÓRIO


Conhecimentos básicos relativos às técnicas de laboratório, uso de vidrarias e equipamentos de laboratório, Preparo de soluções e noções de biossegurança.
Professor: Dr. Elton Pinto Colares


BIOTERISMO


Estudo da diversidade de filos animais, com enfoque em aspectos taxonômicos, ciclos de vida e formas de reprodução e desenvolvimento. Conhecimentos básicos relativos cuidados de biotérios aquáticos e terrestres compreendendo animais convencionais e não convencionais. Técnicas de contenção e manuseio de animais, vias de administração e de exposição a poluentes utilizadas em animais aquáticos e terrestres. Programação do plantel de reprodução, cuidados com biossegurança, noções sobre principais doenças dos animais em cultivo.
Professores: Dra. Carla Amorim Neves Gonçalves, MsC. Guimoar Francisca Teixeira de Oliveira e Dr. Elton Pinto Colares


QUÍMICA GERAL I


Estequiometria. Estudo do átomo. Tabela periódica. Ligações químicas. Estrutura molecular. Estado da matéria. Propriedades das soluções. Gases. Sólidos. Líquidos.


CULTURA DE CÉLULAS E TECIDOS ANIMAIS


Infra-estrutura e biossegurança em laboratório de cultura celular. Cultivo celular primário e de linhagens estabelecidas. Preparação e esterilização de materiais e soluções necessárias para cultura celular. Curva de Crescimento: concentração, diluição e contagens de células. Contaminações em geral. Protocolos de descontaminação de culturas. Manutenção e criopreservação. Técnicas básicas de cultura de células e tecidos animais, incluindo explante e co-cultura. Considerações teóricas sobre transformação celular, em especial hibridoma e neoplasias, células tronco e terapia celular. Aplicações recentes de cultura de células e tecidos animais em toxicologia.
Professores: Dr. Robert Tew Boyle e Dra. Daza de Moraes Vaz Batista Filgueira


BIOÉTICA


Ética, moral e direito. Origem e evolução da bioética. Princípios fundamentais da bioética: princípio da autonomia, princípio da beneficência, princípio da não maleficência, princípio da justiça. Introdução ao direito dos animais. A ética na pesquisa científica. A ética na pesquisa com animais. Temas emergentes em bioética.
Professor: Dr. Duane Barros Fonseca


SISTEMAS BIOLÓGICOS


Estrutura, organização, funcionamento e integração dos sistemas biológicos: aspectos bioquímicos, biofísicos, fisiológicos e farmacológicos. Sistemas respiratório, digestório, circulatório, excretor, muscular, nervoso, endócrino e reprodutor nos diferentes grupos animais.
Professores: Dra. Carla Amorim Neves Gonçalves e Dr. Duane Barros Fonseca


TOXICOLOGIA AMBIENTAL I


Introdução a contaminação orgânica. Interações entre os contaminantes orgânicos e o ambiente. Interações entre os contaminantes orgânicos e a biota. Caracterização e problemática dos principais contaminantes orgânicos. Regulamentação da emissão de efluentes no brasil. Métodos analíticos em contaminação orgânica.
Professora: Dra. Samantha Eslava Martins


TOXICOLOGIA CELULAR


Princípios de toxicocinética: absorção, distribuição/armazenamento, biotransformação e excreção de agentes tóxicos. Princípios de toxicodinâmica: introdução ao estudo dos mecanismos de toxicidade; disfunção mitocondrial; estresse oxidativo induzido por agentes tóxicos; danos à molécula de DNA; alteração da sinalização celular induzida por agentes tóxicos; mecanismos de morte celular; carcinogênese. Toxicocinética e toxicodinâmica dos principais grupos de contaminantes ambientais: metais, hidrocarbonetos, pesticidas, e toxinas.
Professora: Dra. Juliana Zomer Sandrini


TÓPICOS ESPECIAIS EM BIOLOGIA I


Apresentação e discussão de temas específicos da área apresentados por professores da FURG ou de outras instituições.


TÓPICOS ESPECIAIS EM BIOLOGIA II


Apresentação e discussão de temas específicos da área apresentados por professores da FURG ou de outras instituições.


QUÍMICA GERAL II


Fundamentos de Termodinâmica. Cinética. Ácidos e Bases. Equilíbrios químicos e iônico. Eletroquímica.


METODOLOGIA CIENTÍFICA


Introdução à pesquisa científica; método científico; pesquisa bibliográfica; pesquisa empírica; projeto de pesquisa; preparação de documentos técnico-científicos.
Professor: Dr. Luiz Eduardo Maia Nery


TOXICOLOGIA AMBIENTAL II


Introdução a contaminação inorgânica. Métodos analíticos em contaminação inorgânica. Principais contaminantes inorgânicos e suas interações com o ambiente. Interações entre os contaminantes inorgânicos e a biota. Atividades de dragagem e geração de energia como fontes de poluição. Impactos ambientais por atividades industriais. Avaliação de risco ecológico. Conservação, recuperação e reabilitação de ambientes poluídos.
Professora: Dra. Camila de Martinez Gaspar Martins


TÉCNICAS EM BIOLOGIA MOLECULAR


Ferramentas da Biologia molecular: extração de ácidos nucléicos, enzimas de restrição, ligases, plasmídios bacterianos, transformação bacteriana, minipreparações, eletroforese em gel de agarose e poliacrilamida, reação em cadeia da polimerase (PCR), sequenciamento de DNA. Métodos de análise de expressão gênica: RT-PCR semiquantitativa, PCR em tempo real, Northern Blotting, Microarranjos de DNA. Produção de modelos geneticamente modificados para estudos toxicológicos.
Professor: Dr. Luis Fernando Marins


TOXICOLOGIA SISTÊMICA


Caracterização, classificação e mecanismos de ação de agentes neurotóxicos, nefrotóxicos, imunotóxicos, genotóxicos, pneumotóxicos e desrreguladores endócrinos. Limites para Exposição Ocupacional e Exposição Não Ocupacional às radiações ionizantes.
Professores: Dra. Juliana Zomer Sandrini, Dr. Adalto Bianchini e Dr. Pablo Elias Martinez


LEGISLAÇÃO APLICADA Á TOXICOLOGIA


O conceito jurídico de meio ambiente. A proteção constitucional do meio ambiente e os bens ambientais. O sistema federativo e a competência no meio ambiente. A Política Nacional do Meio Ambiente. Licenciamento Ambiental e o Estudo Prévio de Impacto Ambiental. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. A proteção da flora, fauna e pesca. A Lei de Crime Ambientais e os instrumentos judiciais e extrajudiciais de defesa dos bens ambientais. Reparação de danos ambientais.
Professora: Dra. Vanessa Hernandes Caporlingua


FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA


Conceitos básicos de Bioquímica geral: estrutura, função e metabolismo intermediário dos compostos moleculares dos seres vivos. Estrutura e função das proteínas, metabolismo dos aminoácidos, o ciclo da uréia. Química de carboidratos e lipídios. Exemplos de pertubações bioquímicas afetando a saúde humana. Vias de geração de ATP: Cadeia respiratória e fosforilação oxidativa. Estrutura química dos ácidos nucléicos, código genético e controle da expressão da síntese protéica.
Professor: Dr. Juliano Zanette


EFEITOS BIOLÓGICOS DAS RADIAÇÕES


Aplicação de conceitos de Física à compreensão e interpretação de processos biológicos, tendo em vista a prática do físico-médico. Não se distingue entre aulas teóricas e aulas práticas. São utilizados diversos recursos didáticos, de acordo com as possibilidades materiais e a natureza do assunto abordado: exposição teórica, diálogo, discussões, experimentos, observações ou cenários, entre outros.
Professor: Dr. Robert Tew Boyle


ENDOCRINOLOGIA COMPARADA DOS VERTEBRADOS


Introdução à Endocrinologia. Glândula hipófise. Glândula tiróide. Glândula adrenal. Pâncreas endócrino. Regulação do balanço hidroeletrolítico. Regulação hormonal do metabolismo do cálcio. Regulação do metabolismo energético.
Professor: Dr. Pablo Elias Martinez


HISTOLOGIA APLICADA À TOXICOLOGIA


Técnicas de processamento histológico animal em sua rotina laboratorial. Estudo dos tecidos epiteliais, conjuntivos, muscular, nervoso e sangüíneo de répteis, aves e mamíferos.
Professor: Dr. Rodrigo Desessards Jardim


ECOFISIOLOGIA VEGETAL


Célula vegetal. Histologia Vegetal. Fisiologia Vegetal. A planta sob estresse.
Professora: Dra. Ioni Gonçalves Colares


TESTES TOXICOLÓGICOS


Planejamento, organização e aplicação de testes toxicológicos "in vivo" e "in vitro" para análise do potencial toxicológico de radiações, partículas e substâncias químicas presentes no ambiente.
Professores responsáveis: Dra. Ana Luiza Muccillo Baisch, Dra. Marta Marques de Souza, Dra. Samantha Eslava Martins, Dr. Juliano Zanette e Dr. Pablo Elias Martinez


ESTATÍSTICA APLICADA À TOXICOLOGIA


Conceito de amostra e amostragem. Estatística descritiva. Parâmetros e estimadores de parâmetros de distribuições estatísticas. Comparações de médias e outros parâmetros de posição. Treinamento em uso de software específico para análises estatísticas.
Professor: Dr. José Maria Monserrat


BIOINFORMÁTICA APLICADA À TOXICOLOGIA


Conceitos básicos, funções e objetivos da informática. Fundamentos de informática: arquitetura de computadores e redes, sistemas operacionais, programação de computadores, bancos de dados. Bancos de dados biológicos, serviços on-line. Softwares e serviços na WEB aplicados à Toxicologia Ambiental.
Professor: Dr. Adriano Velasque Werhli


PROJETOS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO


Elaboração do projeto a ser desenvolvido na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, aplicando os conceitos abordados na disciplina de Metodologia Científica. O projeto poderá se constituir de elaboração de projeto de pesquisa, desenvolvimento e/ou tecnológico na área de toxicologia ambiental; desenvolvimento, implementação e/ou aplicação de métodos e técnicas visando avaliar o potencial toxicológico de radiações, partículas e substâncias químicas presentes no ambiente; trabalho de revisão bibliográfica na área de toxicologia ambiental; e, estudos de caso em toxicologia ambiental.
Professores: Dra. Ana Paula de Souza Votto, Dr. Cleber Palma Silva e Dra. Claudete Miranda Abreu


TÓPICOS ESPECIAIS EM TOXICOLOGIA AMBIENTAL


Apresentação e discussão de temas específicos da área de toxicologia ambiental apresentados por professores da FURG ou de outras instituições.


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO


O trabalho de conclusão de curso poderá se constituir de elaboração de projeto de pesquisa, desenvolvimento e/ou tecnológico na área de toxicologia ambiental; desenvolvimento, implementação e/ou aplicação de métodos e técnicas visando avaliar o potencial toxicológico de radiações, partículas e substâncias químicas presentes no ambiente; trabalho de revisão bibliográfica na área de toxicologia ambiental; e, estudos de caso em ecotoxicologia ambiental.
Professores: Dra. Ana Paula de Souza Votto, Dr Dr. Cleber Palma Silva e Dra. Claudete Miranda Abreu Normas: A normatização do Trabalho de Conclusão de Curso foi construída pela Coordenação de curso e seu núcleo estruturante docente e aprovada pelo Conselho do Instituto de Ciências Biológicas em 16 de maio de 2011 (Deliberação 003/2011 CICB).


ESTÁGIO SUPERVISIONADO


O estágio supervisionado poderá ser realizado na FURG, mas preferencialmente, em outras IES, institutos de pesquisa, laboratórios de ensaios toxicológicos públicos ou privados, laboratórios industriais, agências de regulamentação ambiental, secretarias de meio ambiente, órgãos públicos de fiscalização ambiental, ou outras entidades a critério da Comissão de Curso.
Professores: Dra. Camila de Martinez Gaspar Martins, Dra. Juliana Zomer Sandrini e Dra. Samantha Eslava Martins Normas: A normatização do Estágio Supervisionado foi construída pela Coordenação de curso e seu núcleo estruturante docente e aprovada pelo Conselho do Instituto de Ciências Biológicas em 22 de março de 2011 (Deliberação 01/2011 CICB).


FUNDAMENTOS DE FISIOLOGIA


Compreensão do funcionamento normal dos diferentes órgãos e sistemas do corpo humano.
Professora: Dra. Isabel Soares Chaves


FUNDAMENTOS DE FARMACOLOGIA


Introdução ao Estudo da Farmacologia. Conceitos Básicos. Formas Farmacêuticas. Cálculo de Doses e Preparo de Soluções. Vias de Administração. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo Periférico. Autacóides. Medicamentos e Meio Ambiente: Etnofarmacologia; Farmacognosia.
Professora: Guimoar Francisca Teixeira de Oliveira


FUNDAMENTOS DE BIOFÍSICA


Conceitos de Física são usados para explicar as relações de causa e efeito e o modo como ocorrem fenômenos fisiológicos, com ênfase em "Mecanismos de Transporte em Membranas Biológicas", "Eletrofisiologia Cardíaca", "Radiobiologia" e "Fotobiologia".
Professor: Dr. Robert Tew Boyle


ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DAS DEPENDÊNCIAS QUÍMICAS


Estudo das drogas psicoativas: Conceitos básicos; Classificação e Mecanismo de Ação; Prevenção ao Uso de drogas Psicoativas; Noções Básicas do Tratamento do Dependente Químico; Legislação Pertinente.
Professor: MsC. Fernando Amarante Silva


FARMACOLOGIA DE PRODUTOS NATURAIS


Introdução ao estudo dos produtos naturais. Coleta e seleção de produtos naturais para estudo. Principais preparações biológicas para testar atividade dos compostos.
Professora: Dra. Ana Luiza Muccillo Baisch


FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO


Gônadas masculinas e femininas. Espermatogênese e Espermiogênese. Biossíntese dos esteróides gonadais. Métodos de dosagem. Foliculogênese. Ciclo menstrual. Ciclo estral. Hormônios placentários. Fases reprodutivas. Diferenciação sexual. Sazonalidade reprodutiva.
Professor: Dr. Elton Pinto Colares